Declaração IR: mais da metade já fez o envio

Foto divulgação Serasa

Faltando em torno de duas semanas para o fim do prazo de entrega do IRPF 2020, a Receita Federal recebeu quase 18,7 milhões de declarações, segundo dados divulgados pela instituição na última sexta-feira, 12/06.

É pouco mais da metade da expectativa de entrega deste ano, que é de 32 milhões de contribuintes. O prazo de entrega termina no próximo dia 30 de junho, à meia-noite.

Principalmente para quem ainda não enviou a declaração e terá de entregar a versão completa, é importante não deixar o preenchimento para a última hora, pois geralmente é nesse momento que surgem as dúvidas. Além disso, ainda há tempo para juntar os documentos e informações que faltam.

Outro ponto importante é que o quanto antes a declaração for enviada, mais rápido será o processamento e a restituição. Mesmo com a prazo final para a entrega tendo sido adiado de 30 de abril para 30 de junho, a Receita manteve o cronograma original de pagamento de restituições. O primeiro lote já foi pago em 29 de maio.

As orientações sobre a Declaração do IRPF 2020 estão disponíveis em:

http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020

O contribuinte que quiser economizar tempo e obter maior facilidade para concluir e enviar a declaração, pode usar a Certificação Digital. Entre outras vantagens, ela permite o preenchimento de dados diretamente no site da Receita Federal (e-CAC), sem a necessidade de baixar o programa.

Para saber mais sobre a Certificação Digital, Acesse